Na semana do Aniversário de 332 anos da cidade de Curitiba, a Câmara Municipal também promoveu a solenidade de entrega do Prêmio Cultura e Divulgação de 2025. O evento aconteceu na quinta-feira (26), no Palácio Rio Branco. Para a edição deste ano, 26 pessoas foram indicadas para receberem a honraria, tradicional do Legislativo.
A honraria é destinada tanto às pessoas quanto às organizações não governamentais que tenham se destacado nas duas áreas, na capital. Os nomes indicados ao prêmio foram escolhidos no ano passado, por 26 dos 38 vereadores que fizeram parte da última legislatura, e foram aprovados pelo plenário e promulgados no decreto legislativo 33/2024.
A mesa de autoridades foi formada pelo presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), pelo segundo-vice-presidente, Nori Seto (PP); pelo líder do governo, Serginho do Posto (PSD); por João da 5 irmãos (MDB), Sidnei Toaldo (PRD), Zezinho Sabará (PSD), Sargento Tania Guerreiro (Pode); e pela ex-vereadora Noemia Rocha.
Para a saudação oficial da Casa, Sidnei Toaldo cumprimentou todos os presentes e destacou a importância da entrega da homenagem a cada um dos homenageados. “Acredito que a cultura nos molda, é a nossa visão de mundo, e portanto, estar entregando este prêmio para aqueles que tanto fizeram pela nossa diversidade cultural é um motivo de muito orgulho”, disse.
Por conta do evento Smart City, o prefeito da cidade, Eduardo Pimentel, encaminhou um vídeo de felicitações aos homenageados, que foi transmitido na solenidade. O vereador Nori Seto fez a leitura dos currículos. Das 26 pessoas indicadas para receber a homenagem, 19 estiveram presentes na solenidade.
Confira quem esteve no Palácio Rio Branco:
- Grupo Wakaba Yosakoi Soran (Alissa Oshima) – Nori Seto;
- Altair Mariano Kratzler – ex-vereador Oscalino do Povo;
- Anderson Luis – João da 5 Irmãos;
- Grupo de Capoeira Angola Zimba Curitiba (André Santos) – Giorgia Prates – Mandata Preta (PT);
- Carlos Roberto Pereira – ex-vereador Osias Moraes;
- Danilo Dyba – Marcos Vieira (PDT);
- Dyane de Moura Serena – Tico Kuzma;
- Fábio Elias Margarido Faiad (Banda Relespública) – ex-vereador Jornalista Márcio Barros;
- Filipi Manuel Rodrigues de Oliveira – ex-vereador Bruno Pessuti;
- Fulvio Frederico Pacheco dos Santos – Zezinho Sabará;
- Gustavo Yehudi Marques Ros – Sidnei Toaldo;
- Museu de Arte Indígena (Instituto Julianna Rocha Podolan Martins) – ex-vereador Tito Zeglin;
- João Gabriel Gonçalves Bertolin – Toninho da Farmácia (PSD);
- Márcio Stange da Cruz – Sargento Tânia Guerreiro;
- Marcos Jorge – Serginho do Posto;
- Maria Lúcia Prado Sabatella – ex-vereador Rodrigo Reis;
- Paulo Teixeira – ex-vereador Herivelto Oliveira;
- Stephany de Lima Graboski – ex-vereadora Noemia Rocha;
- Troy Figueiredo Rossilho – ex-vereador Alexandre Leprevost
Jornalista e ex-diretor de Comunicação Social do Legislativo, Filipi Oliveira foi quem falou em nome dos homenageados.“A cultura só tem sentido quando ela conecta pessoas. E acredito que o trabalho de cada homenageado aqui hoje tem essa finalidade, conectamos as pessoas com aquilo que mais temos de precioso, que é a nossa cidade. Viva a cultura, viva a comunicação”, discursou. A sessão solene contou com uma apresentação do músico Altair Mariano.
Como funcionam as sessões solenes?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
Na CMC, a concessão de títulos e prêmios é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
Clique na imagem abaixo para acessar o álbum completo da sessão solene:
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Pedritta Marihá Garcia.