O Prêmio Mulheres Empreendedoras, criado em 2007, valoriza as mulheres que se destacaram em atividades de empreendedorismo na cidade de Curitiba. Para a entrega da edição de 2025, a Câmara Municipal promoveu uma sessão solene nesta segunda-feira (5), no Palácio Rio Branco. O evento foi transmitido pelo Youtube do Legislativo.
A cerimônia é alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março. Para a oficialização do evento, o decreto legislativo 32/2024, que aprova as indicações deste ano, foi aprovado pelo plenário em dezembro de 2024. Segundo a lei complementar municipal 109/2018, que regula os prêmios entregues pela CMC, cada vereador pode fazer apenas uma indicação para cada um dos 11 prêmios anuais que o Legislativo concede. Nesta edição, os parlamentares da legislatura passada indicaram ao todo 29 mulheres.
A mesa de autoridades contou com a presença do presidente do Legislativo, Tico Kuzma (PSD); de Leonidas Dias (Pode), primeiro-vice-presidente; de Nori Seto (PP), segundo-vice-presidente; de Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), quarta-secretária; de Rafaela Lupion (PSD), primeira-procuradora-adjunta da Mulher; de Sargento Tânia Guerreiro (Pode); e do líder do Governo, Serginho do Posto (PSD). O ex-presidente da CMC, Sabino Picolo, também estava presente.
Na abertura do evento, Tânia Guerreiro enalteceu o trabalho das mulheres para o desenvolvimento da cidade de Curitiba. “Hoje celebramos muito mais do que uma história de sucesso. Celebramos a coragem, a resiliência, a força da mulher. Além disso, neste ano de 2025, temos a felicidade de viver uma legislatura histórica, somos 12 mulheres entre os 38 parlamentares desta Casa, um número inédito, que faz com que possamos trabalhar ainda mais em prol de cada mulher curitibana”, destacou.
Logo após, Giorgia Prates fez a leitura da entrega do prêmio a cada homenageada. Das 29 mulheres indicadas ao prêmio, 24 estiveram presentes na solenidade. Confira a lista abaixo, por ordem alfabética:
- Adriana Fernandes de Lima – Sargento Tânia Guerreiro
- Alessandra Campelo Diniz Picolo – ex-vereador Jornalista Márcio Barros;
- Carolyne Zembuski Alves – ex-vereador Osias Moraes
- Daiana Giselli Paulino – ex-vereador Bruno Pessuti
- Daren Ferreira da Luz – Giorgia Prates – Mandata Preta
- Débora Maria Tchaika Fernandes – Nori Seto
- Dinamara Pereira Machado – ex-vereador Tito Zeglin
- Flávia Barbosa – Sidnei Toaldo (PRD)
- Flavia Ferreira Taveira – Beto Moraes (PSD)
- Franciely Cardoso Baggio – ex-vereador Oscalino do Povo
- Gabriela de Assis Brasil Alves Keinert – Pier Petruzziello (PP)
- Gardiliani Garzao – ex-vereador Rodrigo Reis
- Glória Maria Fernandes – João da 5 Irmãos (MDB)
- Graciele de Lima – Hernani (Republicanos)
- Jacqueline Vieira de Lemos – ex-vereador Herivelto Oliveira
- Julia Bonfanti – ex-vereadora Noemia Rocha
- Juliana Maria Costa da Lapa – Zezinho Sabará (PSD)
- Kharen Meneguel Pinheiro – ex-vereador Mauro Bobato
- Leila Marcacini – Tico Kuzma
- Maristela Dalla Lasta – ex-vereador Alexandre Leprevost
- Nickole Chagas Friesen – Leonidas Dias
- Nicole de Amorim Braga Cristino – Serginho do Posto
- Sabrina Pizzatto Muggiati – ex-vereador Dalton Borba
- Tiara Regina Albuquerque de Oliveira – Marcos Vieira (PDT)
No encerramento da solene, Julia Bonfanti discursou em nome de todas as homenageadas. “É uma honra estar representando todas essas mulheres. Acreditamos que o empreendedorismo feminino vai além de um rótulo, ele é uma ferramenta social e econômica. Que este reconhecimento sirva de inspiração para que mais mulheres descubram a sua força, conquistem seus espaços, se desenvolvam e saibam que mesmo diante de desafios, é possível crescer com dignidade, autonomia e propósito”, finalizou.
Clique na imagem abaixo para conferir o álbum completo da solenidade.
Como funcionam as sessões solenes?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
Na CMC, a concessão de títulos e prêmios é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Pedritta Marihá Garcia.
Revisão: Ricardo Marques