Nesta segunda-feira (28), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou projeto de lei com o objetivo de denominar logradouro público da cidade com o nome de Professor Morihiro Suzuki. A homenagem póstuma é uma proposta do vereador Nori Seto (PP) e a análise em primeiro turno foi unânime, com 26 votos “sim”. A matéria agora retorna à ordem do dia, na sessão desta terça (29), para a confirmação em plenário (009.00024.2023, com o substitutivo 031.00001.2024).
O autor explicou que o homenageado se mudou para a cidade de Curitiba no ano de 1957, para estudar. Ele se formou em Arquitetura e Urbanismo, em 1971, e, quatro anos depois, em Engenharia de Segurança no Trabalho, ambos os cursos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1980, obteve a licenciatura em magistério para metodologia de Ensino Superior, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ao longo de sua trajetória profissional, Morihiro Suzuki criou e dirigiu diferentes empresas do ramo da arquitetura e da construção civil. No campo da docência, destacou-se como professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde atuou por 38 anos. Também teve visibilidade pela contribuição na esfera pública. Como arquiteto e urbanista da Urbs, ajudou a implementar a Cidade Industrial de Curiitba (CIC), na década de 1970, na gestão do então prefeito Jaime Lerner.
Suzuki também foi administrador regional de Santa Felicidade, entre 1997 e 1999, e coordenador de Planejamento Especial da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), de 1999-2000. Ainda de acordo com Nori Seto, ele “foi muito atuante na comunidade nipo-brasileira”. Em 1978, entre outras ações, foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Nikkei Clube do Paraná, que deu origem à Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, a Nikkei Curitiba.
O professor, arquiteto e urbanista Morihiro Suzuki faleceu em julho de 2021. A votação foi acompanhada pela viúva do homenageado, Lucia Kimura Suzuki. Filhos de Morihiro, Thiago Morihiro Suzuki e Pablo Yassuhiro Suzuki também acompanharam a defesa do projeto de lei.
Prêmio Profissional do Ano
Em primeiro turno unânime, com 27 votos “sim”, os vereadores de Curitiba também aprovaram o projeto de decreto legislativo que reúne os nomes dos 26 homenageados do Prêmio Profissional do Ano de 2025 (110.00001.2025, com a emenda supressiva 033.00006.2025). A iniciativa é de autoria da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, responsável por avaliar as indicações dos parlamentares às premiações do Legislativo.
Criado pela CMC em 1999, o Prêmio Profissional do Ano é alusivo ao Dia Internacional do Trabalho. A honraria é entregue a pessoas físicas de destaque em trabalhos desempenhados nas áreas da indústria, comércio e prestação de serviços.