O histórico município da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, está recebendo obras de ampliação do abastecimento. Nesta quinta-feira (15), a Sanepar instalou mais um reservatório de água que vai atender os moradores do distrito de Mariental e da comunidade do Feixo. A unidade amplia em 85% a capacidade de reservação de água das duas localidades.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que a Companhia tem trabalhado continuamente para assegurar o abastecimento em todas as cidades e para atender as reinvindicações dos municípios de levar água às comunidades rurais. “Nosso compromisso é com todos. Não importa se o sistema é grande ou pequeno, o que levamos em conta é fornecermos água com qualidade e quantidade para atender a demanda da população e com disponibilidade para acompanhar o crescimento de cada localidade”, afirma Bley.
Na operação desta quinta-feira, a Sanepar utilizou um guindaste para içar o reservatório cilíndrico água e assentá-lo na base de concreto instalada em Mariental. A partir de agora serão feitos os trabalhos de interligações hidráulicas, limpeza e desinfecção. O novo reservatório, que tem capacidade para armazenar 150 mil litros, deve entrar em operação dentro de 30 dias.
O trabalho foi acompanhado pelo prefeito da Lapa, Diego Ribas, o gerente regional da Sanepar, Luiz Cláudio Pereira, o secretário de Obras, Marco Bortoletto, e os vereadores Camila Schefer Pierin, Fabiano Cordeiro, Mario da Farmácia e Paulo Massa.
ESTRUTURA – O sistema de abastecimento de Mariental é atendido atualmente por três poços e um reservatório que tem capacidade para 175 mil litros de água. A água é transportada aos mais de 1,3 mil domicílios por meio de 60,2 mil metros de redes de distribuição.
A Sanepar tem previstas novas obras para o sistema. Um novo poço deve ser perfurado em breve para aumentar a capacidade de produção de água.