Na última quinta-feira (11), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma sessão solene em homenagem aos 70 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Paraná, com a participação do Instituto Teológico Quadrangular Água Verde. A cerimônia aconteceu no Palácio Rio Branco e foi transmitida ao vivo pelo Youtube da CMC.
De iniciativa do vereador Fernando Klinger (PL), a homenagem teve como intuito ressaltar o papel do instituto na formação de líderes e voluntários que atuam em diversas frentes sociais. Além do parlamentar, a mesa de autoridades contou com a presença do deputado estadual Gilson de Souza (PL), pastor e secretário estadual de Cidadania da Igreja do Evangelho Quadrangular; e Vani Bueno, procurador de Justiça do Estado do Paraná.Os pastores da igreja do Água Verde também participaram da solenidade: Jailson Ramos, diretor do Instituto Teológico Quadrangular; Maricleia Lima, tesoureira do ITQ; Mirim Ramos, coordenadora pedagógica do ITQ; Rosane Dinkel, secretária de Educação e Cultura da Igreja do Evangelho Quadrangular; e Nilson Martins Moura.
Na abertura da solenidade, o pastor Jailson Ramos realizou uma oração e agradeceu a todos os presentes no Palácio Rio Branco. “Para mim é uma grande honra e satisfação estar recebendo esta homenagem. Agradeço o vereador Fernando Klinger pela oportunidade de mostrarmos o papel da nossa igreja e poder falar um pouco mais da palavra de Deus”, disse.
Klinger também prestou suas felicitações à Igreja do Evangelho Quadrangular Água Verde. “Acredito que o que estamos fazendo hoje aqui na Câmara é um passo muito importante para valorizar a religião e o amor de Deus na nossa cidade. Vocês são os primeiros a serem homenageados nesta Casa. Que vocês continuem influenciado para o bem do mundo”, completou.
Louvor marcou a entrega das homenagens
Durante a sessão solene, as cantoras e a orquestra da Igreja Quadrangular do Água Verde realizaram cantos como forma de louvar a Deus. Todos que compunham a mesa de autoridades foram homenageados e receberam seus certificados frente aos presentes da solenidade. Também foram homenageados os melhores alunos de 2024 da ITQ e MTQI Água Verde.
“Deus nos prepara para que possamos fazer diferença neste mundo. Ver a igreja ocupando lugares novos, como a Câmara, é um motivo de muita emoção e convicção que a nossa fé alcança milhares de pessoas”, discursou o deputado estadual Gilson de Souza, que acredita que a igreja é um grande desenvolvedor de pessoas e auxílio social nas causas sociais.
As pastoras Maricela, Mirim e Rosane complementaram com a ideia de que o ensino religioso é um grande mecanismo de formação de caráter social e mudança para o bem. Em declaração final, pastor Nilson Martins afirmou que o evangelho é uma mensagem central do cristianismo que pode transformar vidas e a sociedade, promovendo valores como amor, compaixão, justiça, perdão e reconciliação. Na sua oração final ele abençoou toda a cidade de Curitiba.
Como funcionam as sessões solenes?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
Na CMC, a concessão de títulos e prêmios é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
Clique na foto abaixo para conferir o álbum completo da solenidade no Flickr da Câmara:
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Pedritta Marihá Garcia.