Durante o pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira (19), vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e representantes da sociedade civil destacaram a importância do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. O evento reforçou a necessidade de maior inclusão no mercado de trabalho, o acesso à educação e os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Além disso, a sessão abriu espaço para falas de especialistas e ativistas da causa, que destacaram a urgência de políticas públicas efetivas e o papel da sociedade na construção de uma cidade mais acessível e acolhedora.
Pier Petruzziello (PP) abriu os discursos sobre a pauta, ressaltando a relevância da data e mencionando uma nova campanha que será lançada na cidade, citando a importância de políticas de inclusão para pessoas com síndrome de Down e outras deficiências em Curitiba. O parlamentar celebrou os dois anos de aprovação da lei municipal 16.150/2023, a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Síndrome de Down, mas destacou que ainda é preciso ampliar o acolhimento às pessoas com esta condição, que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afeta mais de 300 mil brasileiros atualmente.
“É preciso um pouco mais de empatia e, principalmente, de apoio. Precisamos que mais empresas e o próprio poder público tenham políticas de inclusão e que as escolas tenham preparo para acolhê-los”, afirmou Petruzziello. Com isso, o vereador anunciou o protocolo de uma sugestão legislativa para a criação de um programa de contratação de pessoas com deficiência para estágios nos setores administrativos e nos gabinetes da Câmara de Curitiba (204.00002.2025). “É um pequeno passo, mas é uma forma de incentivar e ampliar o acesso dessa parcela da população ao mercado de trabalho”, declarou o vereador.
O presidente da Casa, vereador Tico Kuzma, suspendeu a sessão para permitir a participação de Elyse Michaele Bacila, diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba. Em sua fala, Elyse destacou o papel do departamento como uma rede de apoio para pessoas com deficiência e suas famílias. “Vejam o departamento e me vejam como rede de apoio. Queremos abraçar, acolher e concretizar os direitos tão duramente conquistados.”
Também estavam presentes na sessão as integrantes da Associação Reviver Down, Candice Picoli (presidente), Elizete Brisola (coordenadora), Monica Deorsola Xavier Negri (integrante da associação e mãe de Laura Negri), Milka Marques de Oliveira Brito e Maria Aparecida de Freitas, além da atriz e influenciadora Pietra Silvestri e a vice-presidente da Federação Paranaense de Síndrome de Down (FEPASD), Marlene Carvalho.
“Somos mais fortes quando formamos redes em sociedade”, afirmou autodefensora
O protagonismo do evento ficou por conta de Laura Negri, pedagoga e autodefensora da causa, que fez um discurso emocionante sobre a necessidade de amparo para pessoas com síndrome de Down. Ela destacou que o tema deste ano da campanha mundial do Dia Internacional da Síndrome de Down é “Suporte para quem precisa”, e chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas por essa população. “Somos mais fortes quando formamos redes em sociedade, e esta Casa de Leis pode e deve ser um agente de transformação na promoção da inclusão e acessibilidade”, destacou Negri.
“Pensem que, se hoje estamos aqui, é porque tivemos algum tipo de apoio financeiro, afetivo, psicológico, emocional, escolar e profissional. Ninguém é absolutamente independente, todos precisamos da ajuda de outras pessoas e serviços”, afirmou a autodefensora. “Infelizmente, grande parte das pessoas com síndrome de Down não recebe o suporte que precisa. Muitas estão à margem da sociedade, sofrem isolamento social, enfrentam preconceito e barreiras no sistema de saúde, além de dificuldades no ingresso à escola inclusiva e no mercado de trabalho”, concluiu.
Ao final do discurso, Laura e integrantes da Associação Reviver Down entregaram cópias de documentos com desafios e solicitações das pessoas com síndrome de Down para os vereadores presentes na sessão plenária. O presidente Tico Kuzma encerrou a sessão agradecendo sua participação e convidando todos os presentes para uma foto oficial na escadaria do plenário.
**Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr