A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na sessão desta segunda-feira (26), a audiência pública de prestação de contas dos indicadores Sistema Único de Saúde (SUS) relativos aos quatro primeiros meses de 2025. Ou seja, o relatório reunirá os dados da gestão Eduardo Pimentel. O relatório deve ser apresentado pela secretária municipal da Saúde (SMS), Tatiane Filipak.
A gestora do SUS de Curitiba já conduziu a primeira audiência pública de prestação de contas deste ano, no dia 25 de fevereiro, referente aos dados do ano passado. Na ocasião, Filipak chamou a atenção às mortes cardiorrespiratórias, como infarto agudo ou acidente vascular cerebral. No debate com os vereadores, destacaram-se os questionamentos sobre a ampliação dos serviços da rede municipal de saúde.
Nas últimas semanas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem chamado a atenção para o aumento sazonal de casos de doenças respiratórias. O Executivo anunciou, nesta quinta-feira (21), um plano de contingência que traz, entre outras medidas, orientações para que a população se vacine contra a gripe e busque as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) apenas para urgências ou emergências, para que não aconteça a sobrecarga do serviço. Em casos leves, deve ser acionada a Central Saúde Já, por meio do telefone (41) 3350-9000.
Audiência pública da saúde pública é quadrimestral
A prestação de contas do SUS é exigida pela lei federal complementar 141/2012, artigo 36, em todas as esferas de governo. O relatório quadrimestral deve ser apresentado pelo gestor do Sistema Único de Saúde de cada Município, dos Estados, do Distrito Federal e da União à respectiva Casa Legislativa, até o fim dos meses de fevereiro, maio e setembro.
A audiência pública de prestação de contas do SUS é conduzida pela Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara de Curitiba, presidida pelo vereador Sidnei Toaldo (PRD). Já na sessão desta terça (27), a sessão plenária terá o balanço das finanças da Prefeitura e do Poder Legislativo.