Espaço democrático de debates da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a Tribuna Livre desta quarta-feira (16) recebeu o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Luiz Cavalheiro. O convite foi do presidente do Legislativo, o vereador Tico Kuzma (PSD), para marcar as celebrações dos 140 anos do Teatro Guaíra, um dos maiores complexos culturais da América Latina.
“O Teatro Guaíra é um dos maiores símbolos culturais do Paraná e do Brasil”, destacou Kuzma. “O Guaíra é muito mais do que um prédio emblemático no coração de Curitiba. É um verdadeiro celeiro de talentos e um produtor de cultura que atravessa gerações. É a casa do Balé Teatro Guaíra, da Orquestra Sinfônica do Paraná, da G2 Companhia de Dança e da Escola de Dança Teatro Guaíra — quatro corpos artísticos que orgulham o nosso estado.”
O presidente lembrou que as produções próprias do Centro Cultural têm buscado ampliar o acesso à arte por meio de ingressos a preços populares e apresentações que itinerantes pelo Paraná. “A gente tem um trabalho de descentralizar, de fomentar e de deixar o Teatro Guaíra cada vez mais acessível”, reforçou Cavalheiro sobre as entradas com valores entre R$ 10 e R$ 20, com o objetivo de atrair o público. “Atingimos, em 2024, a marca de 400 mil expectadores, que é o maior público da história do Teatro Guaíra”, comemorou.
Além de receber alunos de escolas de Curitiba e da Região Metropolitana, o diretor-presidente do Centro Cultural ressaltou que outro projeto da instituição é levar espetáculos às regiões periféricas, promovendo a inclusão e a formação de novos expectadores. “Nós vamos até as regiões com mais dificuldades, às periferias, [até] onde não existe palco e montamos espetáculos nesses lugares”, explicou o convidado da Tribuna Livre. “Isso para nós é muito importante porque é a inclusão e a descentralização dos projetos do Teatro Guaíra.”
Cavalheiro falou da importância do resgate da memória do complexo cultural, com destaque ao lançamento do livro “Teatro Guaíra 140 Anos”, em fevereiro deste ano. Ainda no debate da Tribuna Livre, o diretor-presidente do Centro Cultural se solidarizou aos funcionários e estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) devido ao incêndio desta terça-feira (15) no Teatro TUCA e em um dos blocos da instituição. “Estamos lá, no Teatro Guaíra, à disposição de todos.”
“Queria convidar todos e todas para participarem do Teatro Guaíra, […] temos uma programação intensa, quase todos os dias, vamos frequentar e viva a cultura”, disse Cavalheiro já na reta final do debate. “E a gente faz um convite a todos e todas para fazer uma visita guiada ao Teatro Guaíra, uma visita aos bastidores do Teatro Guaíra, que é um show à parte”, finalizou.
A Tribuna Livre contou, ainda, com a participação do diretor artístico do Teatro Guaíra, Áldice Lopes, e da assessora da diretoria, Jilcy Rink. “São quatro corpos artísticos públicos, mantidos pelo Governo do Estado, […] lembrando que o Centro Cultural Teatro Guaíra é um espaço paranaense, ele pertence a todos os municípios do Paraná”, observou Lopes.
Os vereadores Camilla Gonda (PSB), Carlise Kwiatkowski (PL), Delegada Tathiana Guzella (União), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Laís Leão (PDT), Nori Seto (PP), Olimpio Araujo Junior (PL), Professora Angela (PSOL) e Serginho do Posto (PSD) também se manifestaram durante o debate com o convidado, em apoio à importância do Teatro Guaíra e à promoção da cultura.