A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) é um lugar onde os cidadãos podem participar ativamente dos debates da Casa. Nesse espaço, especialistas e representantes da sociedade têm a oportunidade de abordar assuntos que são importantes para todos. Nesta quarta-feira (9), o plenário receberá Maria Inês Galvão, fundadora da Escola Trilhas, para discutir sobre os desafios da Educação Infantil no Brasil.
O convite para a participação da especialista foi feito pelo vereador Angelo Vanhoni (PT). Segundo o requerimento que reservou o horário da sessão plenária (076.00014.2025), apesar da Educação Básica ser compreendida por todos, a Educação Infantil ainda carece de atenção, amparo e estrutura para o seu funcionamento.
Maria Inês Galvão é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em Curitiba, atuou como professora e coordenadora de diversas escolas. Assim, com todo o conhecimento que ela adquiriu ao longo de sua experiência na Educação Infantil, a professora compartilhará informações sobre os desafios que ainda existem nas escolas, tanto públicas quanto privadas.
Na Tribuna Livre, a especialista abordará questões como a falta de recursos, especialmente após a pandemia, a necessidade de formação continuada para os educadores, a falta de reconhecimento dessa fase como uma etapa importante na formação dos cidadãos e as dificuldades de acesso à educação.
Maria Inês também aproveitará a ocasião para comentar o lançamento do livro “Pedagogia Desobediente – Tecendo a sala de aula e a vida escolar a partir de projetos de indagação”, do escritor Fernando Hernández, professor e pesquisador da Universidade de Barcelona. O objetivo é trazer reconhecimento ao escritor, que estará em Curitiba na próxima semana.
O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.
Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.
Clique aqui para consultar todos os temas já abordados na Tribuna Livre da CMC.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Pedritta Marihá Garcia.
Revisão: Ricardo Marques