Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Visitas guiadas, mediações e homenagens: agenda cultural da semana celebra o Dia da Mulher

7 de março de 2025
Visitas guiadas, mediações e homenagens: agenda cultural da semana celebra o Dia da Mulher
Compartilhar

O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado, 8 de março, é tema de muitas atividades e atrações que compõem a agenda cultural da semana nos espaços administrados pelo Governo do Estado. A programação também inclui outras atividades, diversas e inclusiva para todas as idades, com destaque para espetáculos, literatura e artes visuais.

A BPP programou uma série de ações ao longo do mês, começando com a palestra “Protagonismo das Mulheres com Deficiência”, na sexta-feira (7), às 13h30. O Jornal Cândido, da BPP traz na edição de março a série “Mulheres contra a Ditadura”, lançada em uma edição única, com todos os conteúdos publicados entre março e dezembro de 2024.

Na terça-feira (11), o Museu da Imagem e do Som do Paraná promove uma palestra de Ana Paula Peters sobre a atriz, pesquisadora e intérprete da música brasileira, Stellinha Egg. O debate também traz a história das cantoras de programas de rádio, a repercussão da música brasileira no exterior e a visibilidade das mulheres que atuam na música brasileira.

Além disso, na quarta-feira (12), dia de entrada gratuita no Museu Oscar Niemeyer, haverá uma visita guiada sobre a representação feminina na Coleção Africana da Sala 4.

No Guairinha, as Brejeiras convidam Áurea Martins para o lançamento do disco “Senhora da Canção”. O repertório é uma homenagem à cantora Ivone Lara. O grupo Brejeiras é formado por cinco mulheres.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

“Cândido” discute leitura no Brasil – O Jornal “Cândido” lança a edição nº 159, uma produção especial de março, com mais conteúdos e novidades. A leitura no Brasil é o tema principal, com duas reportagens e uma entrevista sobre o assunto. A matéria de capa trata sobre a queda do número de leitores no país, com seu número sendo superado pelos que não leem, informação revelada pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024, e inédito em 18 anos de pesquisa.

A educadora Bel Santos Mayer conta para a repórter Bianca Weiss como conseguiu, por meio de diversos projetos voltados à leitura desenvolvidos há 15 anos, transformar na prática a realidade dos moradores de Parelheiros, comunidade da zona sul de São Paulo. Ainda, uma reportagem complementar, assinada por Isa Honório, sobre a biblioteca itinerante “Carrinho Fantástico”, projeto da ONG Passos da Criança que atende a comunidade da Vila Torres, em Curitiba, que mostra também como ações de incentivo à leitura podem atuar efetivamente como soluções no contexto educativo e social.

Literatura e saúde mental é o assunto da entrevista com o psiquiatra e professor universitário Ulisses Rezende Brandão, organizador da antologia Escritofrenias; a estreia de Cristiano Castilho, que escreve uma resenha do livro “Doppelgänger: Uma viagem através do Mundo-Espelho”, de Naomi Klein. Uma crônica de Aline Brandalise e o conto “Mita”, de Tenório Rocha. Na editoria de artes visuais, outra novidade do Cândido, o artista e designer do jornal, Iuri De Sá, cria uma adaptação ilustrada inédita da música “New Flesh” (Current Joys, 2013). Ainda, o ensaio fotográfico “Ciclo Cultural”, de Vitória Smarci; na capa, a arte é de Ana Dureck.

Mulheres contra a Ditadura – A série “Mulheres contra a Ditadura” foi lançada em uma edição única, com todos os conteúdos publicados no jornal Cândido entre março e dezembro de 2024. São dez histórias sobre este período contadas por meio de entrevistas com Elisabeth Fortes, Amelinha Teles, Rosane Vianna e Sueli Bellato; um relato sobre Teresa Urban, feito por seu filho, e um de Noemi Osna, por ela mesma; perfis de Sônia Lafoz e Elza de Oliveira Filha; uma reportagem sobre Cassandra Rios – autora mais censurada pelo regime – e o depoimento de Almira Maciel. Disponível apenas on-line.

Oficina Permanente de Poesia – Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.

Dia: 6 de março — toda quinta-feira do mês

Horário: 18h às 19h45

Local: Sala de reuniões, no 2.º andar

Capacidade máxima: 30 pessoas

Palestra – Protagonismo das Mulheres com Deficiência – O evento sobre o Protagonismo das Mulheres com Deficiência, promovido pela Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (ADEVIPAR), o Instituto Paranaense de Cegos (IPC) e a Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

Dia: 7 de março (sexta-feira)

Horário: 13h30 às 17h

Local: Auditório

Realismo na Prática – Curso de desenho – Curso de desenho de objetos realistas, com Giovanna Gabriela Lopes, e certificado de participação ao final.

Dia: 7 de março (sexta-feira)

Horário: 13h às 18h30

Local: Aquário do Multimeios

“Da sala de aula para o cinema e o teatro, e daí para a vida” – Lançamento do livro e bate-papo com os autores.

Dia: 8 de março (sábado)

Horário: 10h às 12h

Local: Auditório

“Deixe de ser bunda mole” – Lançamento, sessão de autógrafos e bate-papo com o autor Fefo Milléo.

Dia: 12 de março (quarta-feira)

Horário: 18h30 às 19h45

Local: Hall Térreo

SEÇÃO INFANTIL

Sábado Lúdico

Encontro de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos.

Dia 8 de março

Horário: 10h às 12h

Local: Gibiteca/Multimeios

SEÇÃO BRAILLE

Cine Inclusivo

Sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Títulos disponíveis:

“Eu Me Lembro” | Classificação: +16 | Duração: 1h 50 minutos

“Xica da Silva” | Classificação: +16 | Duração: 1h 57 minutos

“Carmen Miranda: Bananas Is My Business” | Classificação: Livre | Duração: 1h 31 minutos

Dias: 5 a 31 de março

Horário: 8h30 às 18h — segunda a sexta-feira

Local: Seção Braille

Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

“Somos Este Tipo de Gente” – Na sede Adalice Araújo, a mostra “Somos Este Tipo de Gente” reúne obras de Adão, Francis Rodrigues, Hugo Mendes, Lígia Borba, Livia Fontana, Toni Graton, Glauco Menta e Vaguelis Silva, com curadoria de Emerson Persona e que evidenciam a diversidade e as diferentes poéticas da arte contemporânea.

“A Trama Intrincada do Tempo” – Em exposição no MAC (no Museu Oscar Niemeyer), a artista Guita Soifer apresenta “A Trama Intrincada do Tempo”, que traz pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos e instalações explorando o tempo, a memória e as transformações da matéria, sob curadoria de Agnaldo Farias.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Exposição Permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, essa exposição contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso Museu Casa. Entrada gratuita.

Visitas Guiadas – O Setor Educativo do Museu Alfredo Andersen oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen.

Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos, que são variados. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h; pela tarde, das 14h às 16h. Agende sua visita pelo e-mail [email protected].



Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) terá palestra com Ana Paula Peters sobre Stellinha Egg. Foto: Divulgação

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

“Desver” – É uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.

Exposição em Antonina – O Museu da Imagem e do Som inaugurou na Estação Ferroviária de Antonina uma exposição que celebra a história e cultura do município litorâneo por meio de acervo audiovisual do próprio museu. A mostra apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003) e objetos tridimensionais do acervo do museu, com equipamentos históricos que ilustram a evolução das tecnologias de imagem e som. A entrada é gratuita e o local funciona de segunda a segunda, das 9h às 18h.

Palestra com Ana Paula Peters sobre Stellinha Egg – Na terça (11), das 17h30 às 19h, o MIS-PR ofertará palestra de Ana Paula Peters sobre a atriz, pesquisadora e intérprete da música brasileira Stellinha Egg. O debate também traz a história das cantoras de programas de rádio, a repercussão da música brasileira no exterior e a visibilidade das mulheres que atuam na música brasileira. São 40 vagas gratuitas e com certificação pela Escola de Gestão do Paraná. Inscreva-se pelo formulário neste link

Visita guiada noturna – Na quinta (13), tem mais uma edição da visita guiada noturna, das 19h às 21h. O passeio educativo vai analisar os objetos tridimensionais como vitrolas, câmeras, rádios e televisores. Depois, o público será guiado até a mostra multissensorial “Desver”, dos artistas Ivana Cassuli e Marcelo Eggers. As inscrições são gratuitas e feitas por meio deste formulário.

Museu Paranaense (MUPA)

Mostra “Nosso estado: vento e/em movimento” – Formada a partir de dois eixos principais — “Deslocamentos por dentro” e “Deslocamentos pela margem” — que se dividem em cinco núcleos cada, esta exposição é resultado de uma grande pesquisa iniciada pela equipe do MUPA em fevereiro de 2020. “Deslocamentos por dentro”, propõe um mergulho na história de algumas das diversas comunidades que formaram o Estado do Paraná. Já o segundo eixo, chamado de “Deslocamentos pela margem”, é inteiramente dedicado à cultura caiçara.

“Aos Espíritos Minerais” – Está em cartaz a exposição individual da artista Luana Vitra, intitulada “Aos Espíritos Minerais”. A mostra reúne desenhos e esculturas que exploram as dimensões espirituais e afetivas de elementos como ferro, cobre e chumbo. Em diálogo com suas raízes mineiras, a pesquisa de Luana Vitra traz à tona reflexões sobre traumas históricos, como a escravidão e o impacto de séculos de extrativismo.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Mediação – Representação Feminina na Coleção Africana – No dia 12 de março, às 15h na Sala 4, a equipe do Educativo MON promove uma visitação guiada sobre a representação feminina na exposição “África: Expressões Artísticas de um Continente”. Atividade gratuita, livre para todos os públicos e conta com interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer ao local no horário programado. Atividade sujeita a lotação.

Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz no maior museu da América Latina: “O Olho da Noite – Jean-Michel Othoniel”; “Alex Flemming 70 Anos”; “German Lorca, Mestre da Fotografia”; “Afinidades III – Cochicho”, “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”, “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Lançamento do disco “Senhora da Canção” – As Brejeiras Convidam Áurea Martins para o lançamento do disco “Senhora da Canção” no dia 8 de março de 2025. O evento contará com apresentações às 16h30 e às 20h. O repertório do disco é uma homenagem à cantora Ivone Lara. O grupo Brejeiras é formado por Beatriz Schneider (violão 7 cordas), Mariana Zibáh (flauta transversal, voz e surdo), Gisele Fontoura (cavaco e voz) e Jô Nunes (voz e pandeiro).Ingressos a venda por R$ 10,00 no site Deubalada. 

“Como Salvar um Casamento” – Na peça, a atriz Nany People interpreta uma coach de relacionamentos, pronta para dar pitacos sobre a vida a dois; ao final, Nany vai ler pedidos de conselhos amorosos do público. O monólogo com texto de Bruno Motta e Daniel Alves é interpretado por uUm dos maiores ícones do humor no Brasil. A apresentação será no dia 9 de março de 2025, às 19h. Ingressos no Disk Ingressos.

Teatro José Maria Santos

“Negro Não Nego” – A peça teatral “Negro Não Nego”, da companhia Cena Hum, é uma obra que aborda, com palavras, canto, dança e desenhos de corpo, a resistência, humanidade, força, poder entre outras questões do negro na sociedade, do passado e do presente. A classificação etária é de 16 anos e as apresentações serão nos dias 7 a 9 e 14 a 16 de março de 2025. Sexta e sábado, às 20h; e domingos, às 19h. A entrada é gratuita, sem emissão de ingressos.

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Leia também

Dia D Estadual de Multivacinação mobiliza milhares de paranaenses neste sábado

Duplicação entre Pitanga e Turvo começa com programas ambientais e projeto executivo

Portos do Paraná inicia campanha anual de dragagem de manutenção

Portos do Paraná recebe prêmio internacional em excelência da indústria portuária

Expoingá: Estado firma acordo para impulsionar sistema que une lavoura, pecuária e floresta

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Dia D Estadual  de Multivacinação mobiliza milhares de paranaenses neste sábado
Governo

Dia D Estadual de Multivacinação mobiliza milhares de paranaenses neste sábado

10 de maio de 2025
Duplicação entre Pitanga e Turvo começa com programas ambientais e projeto executivo
Governo

Duplicação entre Pitanga e Turvo começa com programas ambientais e projeto executivo

10 de maio de 2025
Portos do Paraná inicia campanha anual de dragagem de manutenção
Governo

Portos do Paraná inicia campanha anual de dragagem de manutenção

10 de maio de 2025
Portos do Paraná recebe prêmio internacional em excelência da indústria portuária
Governo

Portos do Paraná recebe prêmio internacional em excelência da indústria portuária

10 de maio de 2025
Expoingá: Estado firma acordo para impulsionar sistema que une lavoura, pecuária e floresta
Governo

Expoingá: Estado firma acordo para impulsionar sistema que une lavoura, pecuária e floresta

10 de maio de 2025
Estado capacita mais de 500 técnicos municipais sobre CadÚnico e Bolsa Família
Governo

Estado capacita mais de 500 técnicos municipais sobre CadÚnico e Bolsa Família

9 de maio de 2025
Informe CuritibaInforme Curitiba