Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Governo renova cota zero para carros elétricos importados por seis meses

24 de junho de 2026
Compartilhar

O governo federal decidiu renovar por seis meses as cotas de importação com alíquota zero para veículos elétricos e híbridos desmontados e semidesmontados. A medida vale a partir de 1º de julho e contempla um limite de US$ 463 milhões em veículos que podem ser montados no Brasil. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa, afirmou que a decisão busca garantir preços melhores para o consumidor e fortalecer a indústria automotiva nacional. As informações são da Agência Brasil. Segundo o ministro, a medida não prejudica a produção nacional porque as montadoras estão se instalando no país. Ele citou fábricas em São Paulo e na Bahia que já começaram a produzir veículos híbridos e híbridos flex no Brasil. Rosa destacou que apenas empresas que fabricarem no país terão acesso às linhas de financiamento do governo. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) criticou a renovação das cotas. A entidade afirmou que a manutenção da alíquota zero pode prejudicar fabricantes já instalados no Brasil, trabalhadores e empresas nacionais de autopeças. Governo mantém aumento de imposto para importados O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) manteve o cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos. Os veículos semidesmontados terão a tarifa elevada para 35% a partir de julho. Já os modelos desmontados continuarão com alíquota de 14% até o fim de 2026, passando para 35% em janeiro de 2027. Ministro defende política de incentivo à produção local Márcio Elias Rosa afirmou que o governo tem fortalecido a indústria automotiva no Brasil. Segundo ele, empresas que quiserem montar e produzir no país encontram vantagens em instrumentos de fomento e apoio. O ministro ressaltou que havia pressão para reduzir o imposto de importação, mas o cronograma de elevação para 35% foi mantido. Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região! Seguir no Google

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Geral

STF adia julgamento sobre vínculo entre motoristas e aplicativos

24 de junho de 2026
Geral

Novo GWM Ora 5 tem autonomia 435 km e recarga rápida de 20 min

24 de junho de 2026
Geral

Receita Federal divulga primeira lista de devedores contumazes do país

24 de junho de 2026
Geral

Brasil registra 62,2 milhões de empregos formais com alta de servidores

24 de junho de 2026
Geral

Banco Digimais usou modelo similar ao Master para inflar ativos

24 de junho de 2026
Geral

Bairro de Curitiba muda preferência em 4 cruzamentos a partir desta quarta

24 de junho de 2026