Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

CUT e montadoras pressionam governo contra cotas para carros chineses

25 de junho de 2026
Compartilhar

A Confederação Única dos Trabalhadores (CUT), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e federações industriais se uniram para pressionar o governo federal a não prorrogar as cotas com alíquota zero para veículos eletrificados chineses. Apesar da mobilização, a Câmara de Comércio Exterior (Gecex) prorrogou por mais seis meses as cotas de importação para veículos desmontados e semidesmontados, no valor de R$ 2,4 bilhões. As informações são da Gazeta do Povo. A decisão favorece principalmente a montadora chinesa BYD, que começou a produzir carros no Brasil em 2025 em Camaçari (BA), onde antes funcionava a unidade da Ford. A empresa utiliza o modelo SKD, no qual os veículos chegam pré-montados e são finalizados no complexo industrial. A Anfavea enviou carta ao presidente Lula pedindo a recomposição do imposto de importação aplicável aos veículos eletrificados. Segundo a entidade, a medida é essencial para a manutenção de empregos e o fortalecimento da cadeia produtiva nacional. Sérgio Nobre, presidente da CUT, também enviou carta a Lula em nome de centrais sindicais e sindicatos de metalúrgicos. Ele pediu a suspensão da portaria que ampliou para US$ 463 milhões a cota de importação com alíquota zero. O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes de Veículos Automotores (Sindipeças) e federações das indústrias também se posicionaram contra a prorrogação. A Anfavea criticou a decisão e alertou que ela coloca em xeque a confiança de empresas que ajustaram planos de investimento. A associação ressalta que a indústria anunciou investimentos de até R$ 140 bilhões até 2033, contando com as regras pactuadas. O Sindipeças informou que investimentos podem ser reduzidos ou eliminados pela falta de previsibilidade. As cinco maiores montadoras chinesas — BYD, GWM, Geely, Omoda e Jaecoo (grupo Chery) e GAC — tiveram 15% de participação nos emplacamentos de automóveis novos entre janeiro e maio de 2026, segundo a Fenabrave. Somente a BYD teve participação de 8,9% nos emplacamentos nos cinco primeiros meses do ano, contra 5,4% no mesmo período de 2025. Os investimentos da indústria automobilística chinesa no Brasil foram de US$ 965 milhões em 2025, segundo o Conselho Empresarial Brasil-China. A Geely adquiriu 26,4% da Renault do Brasil e prevê investimentos de R$ 680 milhões até 2027 para produzir veículos de baixa ou zero emissão no Paraná. Todas as cinco maiores montadoras chinesas apresentaram crescimento no volume de pesquisas no Google em 2026. A Geely teve crescimento de 450% nos seis primeiros meses do ano, seguida pela Omoda (250%), GAC (160%), GWM (60%) e BYD (8%). Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região! Seguir no Google

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Geral

Tesouro Direto bate recorde em maio com vendas de R$ 10,22 bilhões

25 de junho de 2026
Geral

Brasil tem 6,2 milhões de jovens fora da escola e do trabalho em 2026

25 de junho de 2026
Geral

Brasil prepara emissão de títulos em yuan na China

25 de junho de 2026
Geral

MPF apura denúncia de rachadinha nos Correios com 300 contratações

25 de junho de 2026
Geral

Ministro do STF determina transferência de banqueiro para Papudinha

25 de junho de 2026
Geral

Arrecadação federal bate recorde e chega a R$ 266,8 bilhões em maio

25 de junho de 2026